quinta-feira, 3 de novembro de 2016

CARTA ABERTA AOS PROFESSORES DE MEU FILHO NO PEDRINHO

Prezados Professores!


Não questiono as razões da greve, mas os convido a lembrarem de algumas das mais belas páginas da literatura alemã: as desventuras de Paul Bäumer em Nada de Novo no Front.  Por que tenho tido a impressão de que, nesses dias de ocupação estudantil dos campi, o Prof. Kantorek ainda leciona no CPII? Ele se enchia de razão e assim perdeu seus alunos nos descaminhos da intemperança.

Quero lhes pedir que reflitam sobre a interrupção do processo pedagógico do primeiro ciclo do ensino fundamental. Chamo-lhes à responsabilidade objetiva na continuidade da assistência aos seus alunos como usuários do serviço público essencial de educação. Responsabilidade objetiva aqui quer dizer que meu filho Bernardo, de 10 anos e que lhes confiei como aluno na esperança de que ele teria os melhores professores que poderia ter, não pode ser objetivado numa pauta deliberativa de seu sindicato.  

Peço que não paralisem as atividades escolares no Pedrinho.  Desde já, grato pela compreensão de vocês.

2 comentários:

  1. Olá Guilherme, sou Giselle Brito e meu filho é aluno do Pedrinho no terceiro ano, tenho interesse em ver o fim da greve do CPII pelo bem pedagógico da vida escolar de meu filho e por quero entender e fazer alguma coisa para evitar maiores prejuízos. Peço sua orientação quanto ao quê é possível, enquanto mãe e cidadã, fazer. Obrigada.
    Tenho acompanhado suas postagens no grupo do Facebook.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giselle, bom dia!

      Eu e minha esposa estamos nos esforçando para articular uma presença constante no Pedrinho com os colegas e seus pais, uma vez que preexiste na turma de meu filho um convívio familiar dentro e fora da escola. Vamos tentar um corpo-a-corpo com os professores dele para que venham ao Pedrinho reencontrá-los com regularidade mesmo durante a greve. Se possível, até mesmo de modo que, sem confrontar a decisão pela greve, podermos utilizar esses encontros como compensação de aula ao final dela. Minha esposa é representante de turma e está tratando disso com os demais representantes do Pedrinho. Fala então com o representante da turma de seu filho e vê com ele como você poderá ajudar.

      Isso, como mãe, que já é muita cidadania! Mas, como cidadã, digo-lhe que a sorte já foi lançada. E nuvens tempestuosas se aproximam do CPII. O melhor para nós, pais do Pedrinho, é mantermos a discrição para melhor preservamos o Pedrinho do que for acontecer com o Pedrão. Graças a Deus, o Pedrinho está neste momento fisicamente distante do Pedrão. Por enquanto, eu mesmo nada farei e vou aguardar acontecimentos, porque me assustei com que tomei conhecimento. Estou colaborando só com a postagem de textos que ajudem a reflexão dos pais do que decidir, se o que estou temendo, vier a acontecer. Oxalá eu queime minha língua... e, por isso, calo-me agora.

      Excluir