terça-feira, 3 de maio de 2016

V Caminhada com Maria rumo ao Redentor


Em celebração do tempo pascal e com o início do mês dedicado à Maria, realizamos com a Congregação Mariana do Hospital de Curupaiti, presidida por Ana Elizabeth, a     V Caminhada com Maria rumo ao Redentor.

Recordando os 40 dias nos quais Deus andou entre nós em corpo glorificado, iniciamos essa romaria na Igreja da Ressurreição destinada à capela de Nossa Senhora Aparecida no interior da imagem do Cristo Redentor do Santuário do Corcovado.  Recordando também os discípulos de Emaús, encontramo-nos pelo caminho com o Salvador do mundo em corpo eucarístico no Arpoador, Ipanema, Fonte da Saudade, Botafogo, Laranjeiras, Cosme Velho e Corcovado.  Pelo caminho, contemplamos em oração os mistérios gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos conforme a manifestação de devoção mariana mais tradicional: o terço.  

A presença histórica do corpo glorificado de Deus entre nós, tal como acontece com o corpo eucarístico, manifesta a memória do sacrifício perfeito de Deus por amor aos homens.  E com ela podemos reconstituir o tempo, que deixa de ser um passado sempre superado em direção a um futuro projetado.  O tempo, desde o Cordeiro, ao contrário, nos anuncia que o mal já não pode mais nos destruir, pois o amor tudo vence; vence até a morte. E que toda esperança por dias melhores já é a história humana na companhia do Espírito Santo para a compreensão plena do alcance de significados desse acontecimento passado e desde então celebrado até o fim do tempo em memória do Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário