terça-feira, 1 de outubro de 2013

Selecionado para o V Congresso Continental de Direito Cooperativo

Em 1994, eu cursava o mestrado em administração na EBAP/FGV. E era diretor financeiro de uma cooperativa.  Estava formulando a sua carga tributária, quando, naquela maravilhosa biblioteca da Fundação, veio-me às mãos os anais do I Congresso Continental de Direito Cooperativo, de 1969, ano em que nasci.  A bibliotecária parabenizou-me: era o primeiro a levar o livro para passear.

Foi nesse livro que conheci o prof. Dante Cracogna.  Seu artigo aproximação à noção conceitual do ato cooperativo mudou o que vim a ser, o ar que eu respirava, me apaixonei.  Li avidamente tudo dele que conseguia e os anais dos 4 CCDC que aconteceram nas décadas seguintes.  Poucos anos depois, o conheci pessoalmente na Costa Rica num encontro promovido pela ACI Americas, por ter rabiscado as minhas primeiras linhas sobre direito cooperativo.  Mais uns anos, tive a honra de ser coautor em dois livros coordenados por ele no contexto do Mercosul.

Enquanto fui responsável pelo jurídico da Organização das Cooperativas Brasileiras, persegui a realização do V CCDC.  Bom, consegui 2 Congressos Brasileiros, 2 Seminários de Pesquisa em Direito Cooperativo e 2 Concursos de Monografias.  Mas, o Congresso Continental...

Antes tarde do que nunca!  Finalmente, a ACI Americas resolveu que estava na hora do V CCDC.  E o Prof. Dante é que nem Zagalo... não perde um.  

E eu é que não ia perder também.  Mas, já não estou na OCB, nem na academia.  Não tem problema.  Tenho o dom de Dante.  E não tendo que funcionar, aí é que me entreguei ao Verbo.

A Comissão Organizadora me mandou dia 30 um comunicado:  todos os 5 artigos que lhe submeti foram selecionados para apresentação e publicação nos anais do Congresso:

  1. O fim das cooperativas na madrugada dos mortos
  2. Os sentidos de generalidade e adequação no tratamento tributário ao ato cooperativo
  3. O mico das comunidades organizadas em cooperativas subcapitalizadas vai para o ombro de quem?
  4. A promessa de amor com cooperação na defesa do consumidor passa pela concorrência
  5. A integridade é hercúlea, mas é possível criar a partir do impossível.
Pelos títulos, já dá para antever... literal e literariamente, em duplos, triplos sentidos, essa viagem tem algo para ser mais do que legal.



2 comentários:

  1. Excelente a trajetória Dantesca no Cone Sul, no bom sentido: espantosa! Parabéns pelo Blog e pelos artigos selecionados. Evandro Scheid Ninaut

    ResponderExcluir
  2. Oi Gui, fico que feliz por vc e pelo cooperativismo, apesar da marte subida de mtas mais ainda é tempo de continuar a luta. Parabéns.
    Lucia- SP

    ResponderExcluir